Conar publica “Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais”

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) lançou um Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais. O documento foi desenvolvido por um grupo de trabalho com participação de especialistas reconhecidos no âmbito digital.

O Guia apresenta orientações, regras e normas para promover uma conduta ética na geração de conteúdos comerciais nas redes sociais, especialmente naqueles produzidos pelos usuários, conhecidos como “influenciadores digitais”.

Segundo o documento, é necessário que os influenciadores mantenham uma relação ética e transparente com seus seguidores, identificando quando os conteúdos forem patrocinados de forma clara. O Guia também define que as mensagens ativadas, conhecida como “recebidos” ou “brindes” não configuram como anúncio, por não existir uma natureza comercial. No entanto, se o Anunciante ou a Agência compartilhar esse conteúdo, ele ganhará natureza publicitária.

É de responsabilidade das agências e anunciantes moverem esforços para informar o influenciador a respeito das regras do Código e dos cuidados que devem ser tomados com as postagens.

Confira o Guia completo clicando aqui.

Conar publica “Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais”

Compartilhe