Sancionada lei do Governo Digital que amplia serviços pela internet

O governo federal sancionou, com vetos, a Lei 14.129, que cria o Governo Digital. O texto estabelece regras e instrumentos para a prestação digital de serviços públicos, para aumentar a eficiência da administração e simplificar a relação do poder público com a sociedade.

De acordo com a lei, os cidadãos poderão demandar e acessar os documentos sem necessidade de solicitação presencial. Órgãos públicos poderão emitir em meio digital atestados, certidões, diplomas ou outros documentos comprobatórios com validade legal, assinados eletronicamente. O estímulo ao uso das assinaturas eletrônicas é um dos princípios do Governo Digital. O usuário poderá optar também por receber qualquer comunicação, notificação ou intimação por meio eletrônico.

A lei também propõe que os órgãos públicos criem laboratórios de inovação, abertos à colaboração da sociedade, para o desenvolvimento e a experimentação de conceitos, ferramentas e de métodos inovadores para a gestão pública. Conforme a nova lei, o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) serão os números padrões para acesso aos serviços do governo digital.

Sancionada lei do Governo Digital que amplia serviços pela internet

Compartilhe